Colaboradores

Andréa dos Santos Penha

Técnica em Guia de Turismo Regional pelo IFMT (2009). Licenciada em Geografia pela UFMT, campus Cuiabá (2011 a 2016) na temática de Educação Ambiental no ambiente escolar. Intercâmbio Cultural no curso de Ciências Ambientais na Universidad Politécnica de Valência (2015 a 2016). Possui nível intermediário em Língua Inglesa e Espanhola realizado no Programa de Educação Lingüística no Instituto de Línguas da UFMT. Integrante do Grupo de Capoeira Antiga de Angola Quilombo Angola. Mestra em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFMT sobre Ensino de Geografia e Educação das Relações Étnico-raciais. Facilitadora de Educação Ambiental no Instituto IDASE. Foi professora da rede de ensino básico no Estado de Mato Grosso, na modalidade Escola do Campo e Quilombola de 2020 a 2022, no município de Chapada dos Guimarães. Especializada em Atrativos Culturais para as regiões Norte e Centro-Oeste, realizado pela Universidade Federal do Tocantins. Em formação em Pedagogia Waldorf.

Nhaára da Vila Pereira

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2017). Doutora em Biotecnologia - área de Farmacologia Celular e Molecular (Faculdade de Medicina /FM-UFMT). Mestre em Ciências Florestais e Ambientais na Linha de Pesquisa: Uso e Gestão dos recursos naturais, vinculado ao projeto Medicina Tradicional na Amazônia Legal brasileira: potencial etnobotânico e etnofarmacológico de produtos florestais não madeireiros-PFNM (UFMT). Especialização em Diversidade e Educação Inclusiva no contexto das Ciências Naturais (Instituto de Biociências/IB-UFMT). Membra de DGPs com certificação nacional pelo CNPq/capes: Farmacologia de Produtos Naturais (FM/UFMT), ESCER- Estudando o Cerrado (Instituto de Biociências/UFMT), Estudos integrados em Biologia Vegetal (IB/UFMT) e do Grupo Bioética na Amazônia (UNIR). Participou do curso de extensão Botânica no Inverno - Fitoquímica (USP).

Carla Regina Nascimento de Lima

Bacharelado em Química pela UFMT- campus Cuiabá e Engenharia de Alimentos pela UFMT- Campus-Araguaia (2018). Mestre em Recursos Hídricos (2013) pela UFMT. Experiência em agroindústrias no processo de regularização sanitária.

Quemuel Felipe Emmel Assunção

Coordenador de Comunicação de Projetos Culturais e Socioambientais, especializado em Design Gráfico, Fotografia e Produção Audiovisual. Experiência junto a projetos da SECEL MT, FUNBIO, entre outros. Atuou como Educomunicador e Educador Ambiental junto ao Instituto IDASE e Escritório Nacional de Florestas - ONF Brasil. Terapeuta Integrativo atuante no Sistema Único de Saúde - SUS e na comunidade local em Chapada dos Guimarães - MT. Músico e Instrutor de Percussão Afro-brasileira. Em formação como Instrutor de Yôga.

Silvia Yochie Kataoka

Graduada em Engenharia Florestal pela Universidade de São Paulo (1997) e Mestrado em Recursos Florestais pela Universidade de São Paulo (2004). Foi professora contratada do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Sorriso. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Conservação da Natureza, atuando principalmente nos seguintes temas: conservação de áreas silvestres, educação ambiental, planejamento do uso público, impacto do uso público e áreas silvestres, plano de manejo de UC, agroecologia, extensão rural e empreendedorismo e inovação.

Maria Cleonice Rufino Pascoini

Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Unifacvest - 2023. Experiência com educação infantil e educação ambiental, atua como Monitora infantil do Instituto IDASE.

Marryeth Sanches Fernandes Correa

Advogada - Pós graduada em Direito do trabalho e em direito previdenciário, atua de forma preventiva e consultiva, bem como e auxilia nas resoluções de conflitos trabalhistas, assim como auxilia na concessão do melhor benefício previdenciário, sendo, auxílio doença, aposentadoria por invalidez, benefício de prestação Continuada - BPC, aposentadoria rural, aposentadoria da pessoa com deficiência e planejamento previdenciário.

Deyse Scorpioni de Oliveira

Graduada em Engenharia Florestal pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Vale do São Lourenço - EDUVALE - Grupo FAEF (2020); Mestre em Ciências Florestais, área de concentração de Manejo Sustentável e Recursos Florestais com ênfase em Geotecnologias, pela Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO/PR, (2023). Experiência com atividades relacionadas à produção de alimentos e insumos na propriedade rural, monitoramento e avaliação dos processos produtivos.